Namoro no trabalho: a empresa pode proibir?

Alguém já se relacionou com alguém do trabalho? É algo bem comum já que é o ambiente em que trabalhamos é normalmente o local que ficamos a maior parte de nosso tempo!
Mas e aí, a empresa pode impedir o namoro de pessoas que trabalham juntas?
Segundo a constituição a empresa não pode impedir o relacionamento entre pessoas, todavia, a empresa pode pedir discrição entre os casais, exigindo uma postura mais discreta, sempre com bom senso, evitando constrangimento entre os colegas. Caso contrário poderá sim o empregador demitir o funcionário por justa causa.
Para que as corporações tenham maior clareza com relação aos comportamentos exigidos de seus funcionários, principalmente sobre o namoro, o ideal é que seja elaborado um código de ética da empresa ou regimento interno e tão logo seja o colaborador contratado dê-se ciência do conteúdo, principalmente sobre a regulamentação dos atos e conduta do colaborador.
Frise-se que, o colaborador pode ser funcionário, terceiro ou mesmo prestador de serviço, visto que as tais atitudes visam preservar a ética da empresa, tão importante em tempos de redes sociais.
Importante frisar que normas internas que impeçam o namoro entre colaboradores podem gerar danos morais e inclusive há empresas que foram condenadas pelos Tribunais, por essa razão.
Então, o que vige é o bom senso, cumprimento das leis, e o regimento interno da empresa sendo estes peças-chaves para que o amor perdure, dentro e fora da instituição.
Feliz dia dos namorados!
Deixe um comentário